quarta-feira, 13 de abril de 2022

Como consertar um roundel de madeira

 

Como consertar um roundel de madeira

Hoje, resolvi fazer furos no bodião do meu torno, para poder colocar parafusos e poder fixar argolas de madeira.
Tenho a mesma apreensão de quando era adolescente, queria furar a orelha para colocar um anel...

O uso de rodelas de madeira me parece mais do que necessário para poder virar várias peças seguidas e, principalmente, retirá-las do bodião sem ter medo de deformá-las.
Hesitei entre o lado purista tradicional (nomeadamente virando directamente sobre o bodião e quando excepcionalmente se usa um aro, fixando-o com uma salsicha de barro) e o lado prático (a maioria dos oleiros anglo-saxões utiliza sistematicamente rodelas de madeira, plástico, MDF, isorel , compensado, etc).
Eu finalmente optei pelo lado prático🙂

Como de costume, muito pouca informação sobre os sites em francês. Tive que fazer uma extensa pesquisa para já saber como se chamam os parafusos a usar...

Em inglês, são “pins de morcego”. Eu poderia ter encomendado alguns nos sites dos EUA, mas disse a mim mesmo que deveria encontrar alguns na França de qualquer maneira!
Em francês, vi "pins", "nipples", "parafusos", tantos termos vagos ou poéticos...
Procurando em um fórum, finalmente consegui encontrar algumas informações técnicas: parafuso BTR de aço inoxidável sem cabeça sextavada vazada !

Direção Casto com esta valiosa informação. E lá eu finalmente consegui encontrar minha felicidade:

2016-01-14 22.10.52

Como não tinha indicação do diâmetro a ser usado e do comprimento do parafuso, optei por um diâmetro de 6 mm e um comprimento de 30 mm, cruzando os dedos que estava correto. Valor: 2,35 euros para os 4 parafusos e 5,40 euros para as 10 porcas.

De volta para casa, de volta ao trabalho!

Aqui estão as diferentes etapas:

  • Aponte o centro

 

2016-01-14 10.48.42

  • Remova o girelle (com a ferramenta apropriada)

2016-01-14 10.53.56

  • Prepare todas as ferramentas

2016-01-14 10.57.03

um lápis e uma régua, um prego pequeno e um martelo, uma broca de 2 mm e uma de 6 mm, parafusos e porcas.

  • Trace as marcas

2016-01-14 10.58.11

Com a régua e passando bem no centro, desenho dois marcadores que coloco arbitrariamente no primeiro sulco.

2016-01-14 10.58.40

  • Aponte com o prego

Com o prego e o martelo, vou "apontar" a marca para facilitar a centralização da broca. Infelizmente a unha ficou muito pequena e não gostei… recomeço com uma unha maior:

2016-01-14 11.01.13 2016-01-14 11.01.48

 

 

 

 

 

 

E lá vai:2016-01-14 11.03.05

Agora vamos para um passo crucial:

  • Perfuração

2016-01-14 11.07.17

Não é tão difícil quanto eu pensava porque é de alumínio.

Uma vez que o furo de pequeno diâmetro é perfurado, vamos ao que interessa!

2016-01-14 11.11.02

Pronto, missão cumprida: o buraco está limpo e sem rebarbas

2016-01-14 11.12.50

  • Tudo o que resta agora é colocar o parafuso:

14/01/2016 17/11/37

Só que ao virar o bodião, fiz um pouco de suor frio: não prestei atenção que havia travessas e que meus buracos estavam um pouco próximos demais para a porca!

14/01/2016 17/11/52

Felizmente, simplesmente aconteceu! Consegui apertar o parafuso por cima com uma chave Allen. Ufa!

E aqui está o bodião com os dois parafusos:

14/01/2016 18/11/31

(exatamente, certo?)

Vá pular, eu subo o bodião na torre. Eu olho para o meu relógio: 10 minutos no total!

2016-01-14 25.11.50

É uma operação bastante simples (como piercing na orelha, afinal…).

Enquanto isso, fui à minha loja de bricolage refazer um roundel com placas quadradas removíveis no meio como havia feito aqui , mas desta vez peguei compensado naval de 5 mm de espessura e recortei os 10 quadrados de 15×15 cm (que é muito mais simples). Claro, eu ainda tinha que cortar o prato em círculos em casa com a Dremel. Custo total: 6,30 euros!

14/01/2016 33/11/53

Basta fazer dois pequenos furos de 10 mm de cada lado para poder colocá-lo no girelle:

2016-01-14 11.52.37

E aqui está o trabalho!

Agora yapuka!

selos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manteiga francesa

Poucas atividades de cerâmica ultimamente porque estava ocupada com outro projeto...

No entanto, percebi pequenas coisas: me deparei com uma foto de uma manteigueira francesa, da qual não sabia nem a existência nem o funcionamento.

O prato de manteiga francês, ou prato de manteiga bretão, ou prato de manteiga de água, foi inventado no século 18. Consiste em duas partes: um recipiente inferior cheio de água levemente salgada (se a manteiga não for salgada) e um segundo recipiente, que funciona como uma tampa, cheio de manteiga e imerso na parte inferior. A manteiga é mantida fria e isolada do ar ambiente; a água deve ser trocada a cada 2 ou 3 dias. É o oxigênio que torna a manteiga rançosa, não a temperatura.

Finalmente manteiga macia todas as manhãs! A silenciosa revolução matinal... Chega de problemas com bolachas que quebram ou manteiga com gosto tão frio.

Por isso era urgente que eu fizesse um!

Pequeno esboço preliminar:

2015-11-02 15.17.00

Depois preparo minhas bolinhas: duas de 300g e duas de 400g

Manteiga francesa

E puf! na virada

Manteiga francesa

(você vai notar o belo roundel de madeira que eu tinha feito anteriormente)

Centragem do torrão

Manteiga francesa

e virando o pote

Manteiga francesa

Eu verifico as probabilidades com uma "libélula"

Manteiga francesa

E aqui está o trabalho!

Manteiga francesa

Eu substituo um roundel limpo

Manteiga francesa

E puf!

Manteiga francesa

Ele gira, ele sobe...

Manteiga francesa

e aqui está a capa

Manteiga francesa

(visto de outro ângulo, no espelho que evita o torcicolo...)

Manteiga francesa

Depois de secar para uma consistência de couro, virar e polir, aqui está o que parece para o pote:

Manteiga francesa

e para a tampa (fiz um furinho para que o ar saia e a água entre em contato com a manteiga)

Manteiga francesa

Ambos ao mesmo tempo

Manteiga francesa

e por fim as travessas de manteiga fechadas

Manteiga francesaManteiga francesa

Pequeno detalhe do selo na parte inferior

Manteiga francesa

Uau que LINDO!

Resta apenas a queima e a esmaltação…resultado em um artigo futuro.

Bem, consegui tirar algumas fotos durante o processo, mas acho que minha câmera não ficou muito feliz com os dedos cheios de sujeira… Vou ter que achar uma solução para as próximas vezes!

selos

jarro de água

No Pinterest, me deparei com uma bela foto de um pote de água "Jun" em forma de botão de lótus, da Dinastia Song (960-1272), com cerca de 11 cm de altura.

Ainda está estimado na Sotheby's em 15.000 a 20.000 euros...

Um raro pote de água verde 'jun' 'botão de lótus'

vou tentar fazer um...

Primeiro um esboço:

botão de lótus(bem, é apenas um esboço...)

Não tirei foto do ensaio, pois minha câmera não apreciou meus dedos cheios de sujeira, mas aqui está a peça virada e seca:

botão de lótus

Não parece ruim...

Aqui está o resultado após a esmaltação e queima:

botão de lótus

E lá vai você!
Talvez daqui a 1000 anos valha 10.000 euros…

selos

Fazendo o avental de um oleiro japonês

 Há algum tempo eu queria começar a costurar, sem o básico: sempre quis fazer minhas próprias roupas ou fantasias.

Achei que começar com algo não muito complicado seria um bom começo.
E então escolhi o avental de oleiro japonês.

Aqui está o modelo:

padrão de avental:

A diferença entre um avental normal e um avental de oleiro é que há uma fenda para abrir as pernas sem atrapalhar.

O padrão é bem simples:

Fui a Tissus Reine, praça St Pierre, e comprei 1 metro (x1,40 m) de lona de algodão por 9,90 euros (e não é dos mais baratos). Aqui está :

Fazendo um avental de oleiro

Mas como você pode ver, o tecido está um pouco dobrado, então antes de começar…

as alegrias de engomar!
(e de novo também dizem que o tecido deve ser lavado primeiro… o que eu não fiz: também não empurre a vovó).

Consegui recuperar na adega, oh milagre, uma tesoura elétrica Wonder dos anos 70, e que funciona!
Uma maravilha pura:

e com meus lápis para traçar as bainhas, estou equipado como um profissional!

Fazendo um avental de oleiro
(está um pouco embaçado, mas vemos o lado profissional de qualquer maneira)

Aqui vemos a eficácia do lápis triplo para desenhar as marcas da bainha:

Fazendo um avental de oleiro

E um engomar rápido:

Fazendo um avental de oleiro

E uma segunda passada de engomar para fazer uma bainha dupla (sim, eu sei, sou ambiciosa):

Fazendo um avental de oleiro

É isso, aqui vou eu!

Fazendo um avental de oleiro
Eu queria eternizar esse momento!

(Vou poupá-lo algumas horas de antecedência para colocar a linha e acima de tudo, colocar a bobina na direção certa...)

E aqui está minha primeira pulseira:

Fazendo um avental de oleiro

Muito concentrado:

Fazendo um avental de oleiro

Trabalho de precisão:

Fazendo um avental de oleiro

Você notou que a noite já caiu… o que dá uma ideia da passagem do tempo.

Lá, eu luto com o tecido para colocá-lo na direção certa:

Fazendo um avental de oleiro

E aqui está o trabalho! Tada…

Fazendo um avental de oleiro

Mais um aprendiz de oleiro feliz, e orgulhoso do seu trabalho!

Mas com todo esse trabalho em torno da cerâmica (ferramentas, rodelas de madeira, costura), não muita cerâmica, você me diz... Ela virá! Eu preparo meu ambiente: boas ferramentas fazem bons trabalhadores.

selos

 

Ferramentas !

É isso ! Finalmente recebi meu pedido da China após 3 semanas de espera.

Cada vez, é um pouco como o Natal. Estamos animados como crianças quando abrimos a caixa de correio...

Aqui estão meus presentes!

Primeiro, o super conjunto de ferramentas de torneamento de aço:

Ferramentas !

e de outro ângulo:

Ferramentas !

Um oleiro conhecido (HsinChuen Lin) vende as ferramentas que criou no Etsy por 70,00 euros (excluindo portes).

Não tenho dúvidas sobre a qualidade de suas ferramentas e sua ergonomia.

Eles me custam... muito menos.
Bem, vou ver em uso se eles aguentam. Nunca se sabe (madeinchina)…

Em seguida, um conjunto de bastões de madeira:

É lindo… e também não é caro.

Em seguida, um conjunto de cavalos de trabalho de madeira:

Ferramentas !

Isso também é lindo… e ainda não é caro. Por que se privar!

E, finalmente, outro conjunto de ferramentas de trabalho em jacarandá:

Ferramentas !

Além disso, parece legal.
Mas, na verdade, não acho que seja jacarandá…
Na minha opinião é apenas madeira tingida. Além disso, é um pouco duplicado com as outras ferramentas.
Mas ei, por esse preço, você pode estar um pouco errado…

Pronto, quando digo que é Natal!

Ainda estou esperando algumas ferramentas, mas depois a gente se acalma! pois não sei onde vou colocar tudo isso...

(para preservar um pouco mais os empregos na França, não vou dar aqui minhas fontes, e além disso você tem que saber chinês... Mas Ceradel Solargil e Cie podem tremer: eles estão chegando!).

selos

Roundel de madeira: crafting

Enquanto esperava receber as minhas ferramentas encomendadas da China na internet, comprei uma ferramenta para a minha Dremel cortar rodelas de madeira com 30 cm de diâmetro.

Esta é a ferramenta Dremel 678 Parallel and Circular Guide a 17,99 euros, que faz cortes redondos até 30 cm de diâmetro (isso é bom) e cortes retos até 11 cm (aí está). é um pouco limitado).

e aqui está instalado (na vida real)

29/10/2015 16/15/45

Peguei uma sucata em uma loja de bricolage: um pedaço de MDF de 15 mm de espessura que me custou 2 euros.
Graças a esta ferramenta, consegui cortar um círculo de madeira com bastante facilidade.
E aqui está o trabalho:

29/10/2015 16/16/01

Cortei também dentro do roundel um quadrado de 15×15 cm, sempre com a mesma ferramenta

e com uma lima, fiz um pequeno entalhe para poder retirar a placa de dentro:

29/10/2015 16/16/25

Inicialmente eu queria poder colocar ladrilhos de terracota não vidrados dentro, mas não encontrei nenhum…
Então cortei quadrados de 15x15cm do mesmo pedaço de MDF (pelo mesmo preço…).

E aqui está o roundel instalado no torno com a telha de madeira adicional:

2015-10-30 15.01.06

(Observe o pequeno espelho de plástico a 2,50 euros para evitar torcicolos…).

Num sítio de materiais cerâmicos, as 5 rodelas de madeira (em contraplacado marítimo e perfurado) custam 90,00 euros!

Se um dia eu encontrar esses famosos azulejos de terracota, faria um novo roundel mais adequado: não precisa se privar por 2 euros.

Também estarei cortando outras placas de MDF para maior produtividade.

selos

Selo

Um Xian sendo um pouco complicado para um selo gravar em cerâmica, fui em busca de outro personagem.

Meu primeiro nome Huyên significa em vietnamita “a árvore no jardim da família”. Meu professor de chinês me fez, quando eu era estudante, traduzir meu primeiro nome por esse caractere 椿.

椿 (chūn) é o caractere do Mogno Chinês (Cedrela sinensis). A tradução em inglês é "Árvore do céu". Eu gosto🙂

Aqui está o que dá como selo (em caracteres antigos):

Eu gosto: adotado!

E isto é o que parece gravado para um selo:

Selo

Nenhum comentário:

Postar um comentário