sábado, 19 de fevereiro de 2022

Eu me torno um oleiro

 

Eu me torno um oleiro

QUANDO se tratava de fazer pão, descobri que precisava de vários recipientes. Na verdade, eu precisava deles de muitas maneiras.

Seria difícil fazer vasos de madeira. Claro que estava fora de questão fazer vasos de ferro ou qualquer outro metal. Mas por que eu não poderia fazer alguns vasos de barro?

Se eu encontrasse um bom barro, tinha certeza de que poderia fazer vasos fortes o suficiente para serem úteis.

Depois de muito trabalho encontrei o barro. A próxima coisa era moldá-lo em potes ou potes.

Você teria rido ao ver as primeiras coisas que tentei fazer. Como eram feios!

Alguns deles caíram em pedaços de seu próprio peso. Alguns deles caíram em pedaços quando tentei levantá-los.

Eram de todas as formas e tamanhos.

Depois de trabalhar dois meses, eu tinha apenas dois potes grandes que davam para olhar. Estes eu usei para segurar minha farinha de arroz e cevada.

Então eu tentei algumas coisas menores, e fiz muito bem.

Fiz alguns pratos, uma jarra e alguns potes que comportavam cerca de meio litro.

Tudo isso eu assei no sol quente. Eles mantiveram sua forma e pareciam bastante duros. Mas é claro que eles não iriam reter a água ou suportar o calor do fogo.

Um dia, quando eu estava cozinhando minha carne para o jantar, fiz uma fogueira muito quente. Quando terminei, tirei as brasas e joguei água sobre ele para apagá-lo.

Aconteceu que um dos meus pequenos potes de barro caiu no fogo e se quebrou. Eu não o havia tirado, mas o havia deixado nas chamas quentes.

Agora, enquanto eu catava os carvões, encontrei alguns pedaços e fiquei surpreso ao vê-los, pois estavam queimados duros como pedras e vermelhos como telhas.

"Se pedaços quebrados vão queimar assim", disse eu, "por que um jarro inteiro não pode ser feito tão duro e tão vermelho quanto estes?"

Eu nunca tinha visto oleiros trabalhando. Eu não sabia como construir um forno para queimar as panelas. Eu nunca tinha ouvido falar como a louça de barro é esmaltada.

Mas decidi ver o que poderia ser feito.

Coloquei vários potes e pequenos potes em uma pilha, um sobre o outro. Coloquei lenha seca sobre eles e depois ateei fogo.

Tão rápido quanto a lenha queimou, eu empilhei outros pedaços no fogo. As chamas quentes rugiam ao redor dos potes e potes. As brasas vermelhas queimavam embaixo deles.


[Ilustração]

Mantive o fogo aceso o dia todo. Eu podia ver os potes ficarem incandescentes por completo. A areia ao lado de uma pequena jarra começou a derreter e escorrer.

Depois deixei o fogo se apagar, pouco a pouco. Eu assisti a noite toda, pois não queria que os potes e potes esfriassem muito rápido.

De manhã descobri que tinha três potes de barro muito bons. Não eram nada bonitos, mas eram duros como rochas e retinham água.

Eu tinha dois jarros finos também, e um deles estava bem esmaltado com a areia derretida.

Depois disso, fiz todas as panelas, potes, pratos e panelas que precisava. Eram de todas as formas e tamanhos.

Você teria rido ao vê-los.

Claro que eu era estranho neste trabalho. Eu era como uma criança fazendo tortas de lama.

Mas como fiquei feliz quando descobri que tinha um vaso que suportaria o fogo! Eu mal podia esperar para colocar um pouco de água nele e ferver um pouco de carne.

Naquela noite, comi sopa de tartaruga e caldo de cevada no jantar.


 Índice   Índice  |  Início  | Anterior: Trabalho sob Muitas Dificuldades  | Seguinte: Eu construo uma grande canoa  
Copyright (c) 2005 - 2020 Yesterday's Classics, LLC. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário