Esses alunos de cerâmica do ensino médio estão garimpando argila. Eles não apenas faziam cerâmica do barro, eles construíam um forno e a lenha queimava as panelas no forno. Eric Good Kaufmann , seu professor, é um ceramista talentoso e ensina arte na Bethany Christian High School , Goshen, Indiana, EUA. O Sr. Kaufmann é um ex-aluno, turma de 97, Goshen College.
PROCESSO DE RETRABALHO boa argila que fica muito seca para usar. O processamento da argila auto-escavada segueabaixoe a argila auto-escavada é mostrada nas fotos à esquerda nesta página.
- Para reprocessar a argila dura, ela deve primeiro estar totalmente seca. Não há necessidade de quebrar a argila seca.
PRECAUÇÕES:
Certifique-se de que não haja lascas de gesso - o gesso causa saliências quando o bisque é queimado. A argila dura de couro ou a argila úmida não amolece bem porque não é porosa como a argila seca. Instrua os alunos a manusear a argila seca sem fazer poeira. A poeira transportada pelo ar não é saudável para respirar. Outros contaminantes, como papel, esponjas e assim por diante, podem causar a formação de mofo na argila, além de ser um incômodo na argila. veja a página de riscos à saúde
- Coloque os caroços totalmente secos em água limpa em algo como latas de lixo. Use água suficiente para que a argila fique totalmente submersa. Basta deixá-lo definido em água limpa.
- Nunca mexa. A agitação obstrui a porosidade e evita uma boa extinguição (demolha até ficar mingau).
- Em poucos dias ou menos, até mesmo grandes pedaços de argila seca se transformarão em mingau. Vá para o passo 6 abaixo e seque-o o suficiente para usar como nos passos 7, 8 e 9.
VARIAÇÃO DE ARGILA SELF-DUG Se você mesmo cavar argila, muitas vezes ela tem impurezas que precisam ser removidas.
A maioria das crianças adora ajudar com isso e há poucas experiências de aprendizado melhores. Se você é professor, peça aos alunos que tragam amostras para teste. Se funcionar bem, peça que tragam mais.
- Deixe a argila ficar totalmente seca.
- Acalme-o como descrito em 3 acima.
- Quando estiver tudo macio e mole, mexa até ficar um escorregão. Eu uso um misturador em uma furadeira elétrica ou um Blunger. Adicione água, se necessário, para liquefazer.
- Despeje o deslizamento através da tela de janela comum disponível em qualquer loja de material de construção.
- A triagem remove pedras, raízes e outros lixos que causam problemas. O principal culpado é o calcário. Pedaços de calcário, como gesso, fazem com que os potes se quebrem após a queima.
- Quando a argila assentar e virar mingau, retire a água extra de cima. Mergulhe a água ou retire-a com sifão.
- Espalhe o mingau com alguns centímetros de espessura em superfícies porosas limpas e secas. Eu uso, gesso seco, concreto limpo, lona, jeans, etc. Alise a parte de cima para evitar que fiquem pequenos pedaços secos na superfície.
- Se você quiser que seque mais rápido, use um ventilador e/ou coloque tudo em uma grade para permitir que o ar fique embaixo.
- Quando está quase seco o suficiente, faço bobinas tão grossas quanto meu braço e as coloco ao redor como grandes arcos (30 centímetros de altura) e elas estão prontas para calçar e usar em 24 horas ou menos. Esta argila pode ser armazenada para sempre em um plástico hermético.
Na China antiga, os oleiros armazenavam argila úmida em cavernas para a próxima geração para melhorar a plasticidade da argila. Se for armazenado a longo prazo, enrole-o duas vezes. Embalagem dupla em sacos plásticos das obras do supermercado. Os alunos podem trazer centenas deles.
notas sobre cavar barro
ONDE ESTÁ O CLAY? - Verifique margens de córregos, canteiros de obras, cortes de estradas e qualquer lugar que fique escorregadio após uma chuva e pegajoso quando começa a secar. Quando seco, é quase duro como pedra. Muitos de nós podem encontrar argila sob o solo superficial em nossos quintais.
PLASTICIDADE - Algumas argilas são muito arenosas e outras muito pegajosas. Quando procuro, procuro argila que possa ser enrolada entre minhas mãos em um rolo grosso de argila macia e enrolada em meu dedo sem rachar. Se a bobina rachar, pode ser muito arenosa ou suas partículas de argila podem ser muito grandes. A argila pegajosa tende a se agarrar demais às minhas mãos. Muitas vezes, terá um forte encolhimento de secagem e tenderá a rachar durante a secagem. Os oleiros geralmente misturam várias argilas para obter as propriedades certas. Veja fotos à esquerda.
Argilas comerciais podem ser adicionadas para equilibrar a mistura. A argila de bola comercial adiciona plasticidade (por isso é menos propensa a rachar ao dobrá-la). Por outro lado, argila refratária bruta, argila da china (caulim) areia fina e/ou grogue reduzem a plasticidade (tornam-na menos pegajosa e encolhem menos). Faça uma pesquisa na web de "produtos químicos cerâmicos e argila" para fontes de tipos de argila disponíveis comercialmente perto de você. Veja fotos à esquerda.
IMPURIDADES - A argila mais comum contém impurezas, muitas vezes na forma de óxido de ferro, areia, raízes e outros detritos. Impurezas problemáticas podem ser removidas fazendo um deslizamento fino. A areia assenta primeiro no fundo. Deixe a areia assentar um pouco. Em seguida, decante a água da argila (a boa escorrega de cima para a areia) e descarte a areia do fundo. Deixe a argila (slip) assentar e processe-a conforme descrito nas 9 etapas acima.
As impurezas de ferro são muito comuns e não são facilmente removidas. O ferro dá a cor marrom avermelhada quando queimado e faz com que a argila derreta mais facilmente. Pode não funcionar para grés, mas as argilas mais comuns são boas para faiança. A maior parte irá disparar para o cone 05 sem problemas.
BONS USOS DA ARGILA IMPURA - Os oleiros que fazem grés de alta chama às vezes adicionam pequenas quantidades de argila local impura ao seu corpo de barro para adicionar caráter e manchas. Eu adiciono regularmente um pouco de argila de tijolo comum para adicionar personalidade à minha cerâmica. Manchas de cor e ferro parecem mais naturais e dão uma sensação mais quente. Oleiros de grés também usam argila local como fonte de material de esmalte. Esses "esmaltes deslizantes" são usados há centenas de anos para forrar jarros e louças tradicionais.
ESTÉTICA DO BARRO AUTO-CAVADO: A maioria dos fogos de barro auto-escavados nativos para se parecerem com vasos de barro comuns. Alguns ceramistas fazem o polimento (esfregue as peças quase secas com uma pedra polida ou com as costas de uma colher). Alguns ceramistas nativos americanos fazem belas cerâmicas pretas polidas com argila auto-escavada. O preto é obtido sufocando o fogo no final com cinzas para que nenhum ar atinja a cerâmica quente e o carbono do combustível restante escureça a cerâmica. Normalmente, a cerâmica tribal não é vitrificada e é cozida sem fornos. Às vezes os oleiros usam barro colorido e branco (slip) para decorar.
DICA: A argila que é grossa ou não seca o suficiente frequentemente explode quando a umidade se transforma em vapor quando aquecida rapidamente. Se isso acontecer, torne-o mais fino, seque-o melhor, aqueça-o mais lentamente no início e/ou adicione algo como areia à argila para abrir mais o corpo da argila e deixar o vapor sair.
INCÊNDIO AO AR LIVRE SEM UM FORNO
É necessária supervisão de um adulto responsável
Nunca deixe um incêndio ao ar livre sem vigilância
Nunca atire se houver alguma chance de um incêndio florestal
Tenha equipamento de extinção de incêndio de emergência à mão
Deixe o local mais limpo do que o encontrou
Obedeça a todas as leis e códigos
POR QUE A ARGILA É DISPARADA?
A argila torna-se cerâmica a temperaturas de cerca de 1.000 graus F (o início do calor vermelho brilhante - cerca de 540 C). Tradicionalmente, a cerâmica tribal é queimada a cerca de 1.400 graus F (760 C). O calor remove a água molecular na argila. O calor converte as moléculas de argila em moléculas que não se dissolvem ou se extinguem na água. Nas sociedades modernas, a cerâmica e o tijolo são queimados em fornos a temperaturas que variam de 1.800 F a 2.400 F. A maioria das argilas comuns, como a argila mostrada aqui à esquerda, encontrada em nossos quintais, começa a deformar e derreter se for queimada acima de 1.900 F. Os banheiros modernos são feitos de barro que tem menos contaminantes. É disparado a 2.300 a 2.400 F., tornando-o muito forte e impermeável.
QUEIMANDO SEM FORNO Os
fornos foram inventados para conter o calor para atingir temperaturas mais altas com menos combustível. Em ambientes tribais, é tradicional usar um tipo de queima de fogueira ao ar livre que é alimentada com gravetos de madeira suficientes sob a cerâmica para exceder o calor vermelho brilhante durante a queima. As temperaturas da cerâmica atingem 1.000 F e mais quentes.
ONDE e como fazer com segurança. Considere a segurança contra incêndio e os códigos de incêndio locais. Muitas cidades e comunidades são muito rigorosas em relação a incêndios abertos. De qualquer forma, não faça isso onde houver alguma chance de o fogo se espalhar pelo seu disparo. Tenha um amplo suprimento de água à mão. Tenha uma pá e terra que possam ser usadas rapidamente para apagar um incêndio acidental. Não o deixe sem vigilância. Ensine hábitos de segurança cuidadosos e rigorosos para crianças e alunos. As temperaturas são muito mais quentes do que um fogo de cozinha.
AS ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DO 'UNKILN'
1. A queima do 'unkiln' começa com uma pilha de lenha seca. Alguns oleiros colocam isso em um poço raso ou dentro de um anel de aço, tijolo ou pedra. Em qualquer caso, limpe a área para evitar a propagação do fogo.
2. Uma pilha de cerâmica é cuidadosamente empilhada em cima da lenha. Empilhe-o para que você pense que sobreviverá enquanto a madeira queima e seus potes caem nas cinzas. Opcionalmente, você pode tentar apoiar a pilha de cerâmica com algumas pedras de apoio cuidadosamente colocadas, tijolos ou alguns pedaços antigos de cerâmica queimada; mas deixe bastante espaço para gravetos para alimentar o fogo.
3. OPCIONAL: Alguns oleiros colocam pedaços de pote quebrados sobre a pilha de cerâmica. Você também pode trapacear com alguns pedaços de telhas, latas achatadas, etc. Deixe uma abertura de exaustão generosa na parte superior e várias aberturas de ar de combustão na base ao redor do perímetro.
4. Cubra-o com uma espessa camada de material natural, como grama alta e verde do pântano ou esterco de animais, para manter o calor. Um pouco de umidade no esterco e na grama evita que ele queime cedo demais. Essa camada isolante retém o calor por tempo suficiente para queimar a argila, mas também queima no final da queima.
5. OPCIONAL: Em alguns casos, esta camada isolante é revestida com um revestimento que forma uma camada fina. Esta concha pode ser feita de uma mistura de argila/areia/palha ou grama.
6. Um orifício de exaustão generoso é fornecido no topo do monte e várias aberturas de ventilação são fornecidas ao redor do fundo para que a madeira receba ar e queime com entusiasmo suficiente para que a argila fique vermelha. O tamanho depende de quão grande é o seu disparo. As aberturas ao redor da parte inferior fornecem um local para acender a madeira e permitir a entrada de ar de combustão adequado. A abertura superior precisa ser grande o suficiente para permitir que o fluxo de ar rápido entre na parte inferior e pequena o suficiente para que o calor seja contido.
DISPARO
1. Acenda o graveto com alguns chumaços de papel nas aberturas. OPCIONAL (se estiver preocupado com a quebra): Assim que tiver certeza de que a madeira está queimando, você pode cobrir parcialmente a abertura superior com alguns cacos de estanho ou cerâmica para restringir a queima e aquecer o conteúdo mais lentamente no início. Abra isso logo o suficiente para permitir que a maior parte do combustível queime rapidamente e muito quente. A maior parte do combustível é necessária para atingir uma temperatura alta o suficiente para queimar a argila.
2. OPCIONAL: Quando o combustível estiver todo queimado, cubra-o imediatamente com uma camada de terra seca (se tiver cinzas de madeira também funcionam). Isso sufoca o ar para que os potes fiquem mais esfumaçados e escuros. Alguns oleiros podem obter cerâmica totalmente preta dessa maneira.
3. Quando tiver esfriado a cerca de 500 F ou mais frio, sinta-se à vontade para usar varetas para sondar cuidadosamente e distribuir seus tesouros quentes.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Erros acontecem, mas aproveite o processo. Pense nisso e tente novamente. Muitos erros se transformam em novas ideias e possibilidades.
Problemas de quebra?
Experimente e aprenda. A pressão do vapor é o que quebra a maioria das panelas. Se os potes não forem feitos com uma espessura uniforme, às vezes eles racham porque a contração de secagem varia. Se os potes quebrarem, isso pode significar que eles são muito grossos ou que a argila precisa de um abridor. Areia ou grog em argila é um abridor. Ele permite que a umidade evapore (para escapar mais facilmente) nos estágios iniciais do aquecimento. A areia não deve incluir nenhum calcário. Após a queima, os pedaços de argila irão se soltar à medida que os pedaços de contaminantes de cal se expandem absorvendo a umidade atmosférica.
Fornos elétricos modernos controlados por computador usam um estágio de aquecimento prolongado a 200 graus F. Isso está logo abaixo do ponto em que a umidade se transforma em vapor. A argila que é queimada rapidamente deve estar TOTALMENTE seca antes de atingir a temperatura de formação de vapor. Isso evita as explosões de argila que geralmente acontecem quando a argila é aquecida muito rapidamente.
Ao queimar sem forno, pode ser útil pré-secar as peças de barro em um forno de cozinha ajustado para 190 graus F. Com um forno de cozinha, as panelas são secas "cozendo" abaixo da temperatura de ebulição da água por várias horas. Eu ajustei o forno para 190 F. Isso NÃO está queimando as panelas, mas as seca para que possam ser queimadas em uma fogueira ao ar livre ou queimando com menos quebra causada por explosões de vapor.
CUIDADO: Um forno de cozinha não pode ser ajustado quente o suficiente para acender panelas. Acender panelas em qualquer fogão interno nunca é recomendado. Pode causar um incêndio em casa. As temperaturas necessárias para queimar argila são muito quentes (1.000 graus F e mais quentes). Essa temperatura deixaria qualquer fogão quente e excederia a segurança projetada em qualquer fogão. Isso é muito mais quente do que um forno autolimpante atinge quando queima os resíduos em um forno sujo. A argila não muda para cerâmica, a menos que seja queimada a 1.000 F (incandescente) ou mais quente.
E se as panelas queimadas se dissolverem na água?
Isso significa que o fogo não estava quente o suficiente. Cerâmica queimada em tribos é frequentemente queimada a cerca de 1.400 F. A argila se converte em cerâmica a cerca de 1.000 F. A água que evapora à medida que a argila seca é simplesmente água física. No entanto, a cerca de 1.000 F, a água química é removida. Isso produz uma mudança molecular - transformando a argila em uma substância semelhante a pedra que não amolece mais na água.
E se você não gostar da cor e da textura?
As panelas de cova e de fogueira têm variações naturais. Não são defeitos. Experimentar. Preste atenção em tudo. Experimente polir. Experimente os revestimentos. Nunca use coisas tóxicas no interior da cerâmica que possam ser usadas para comida ou bebida por qualquer pessoa agora ou em um futuro distante. Se você gosta de uniformidade chata e confiável, use um forno elétrico.
E se a água vazar pela panela?
Isso não é um defeito. As panelas queimadas sem esmalte serão todas porosas e um pouco de água será absorvida, mas a estrutura da argila ficará bem se for cozida a quente o suficiente. Se eu quiser usar um pote poroso para um vaso, eu o aqueço em um forno e depois selo o interior com cera derretida, derramando cera de parafina derretida dentro e fora do pote. A cerâmica porosa é usada para jarros de água de resfriamento automático que mantêm o conteúdo frio por evaporação no exterior. A cerâmica porosa também é usada para filtrar a água. A prata coloidal é adicionada aos filtros de água para ajudar a eliminar as bactérias. Se você fizer isso, compre de uma empresa respeitável (alguns sites venderam materiais falsos inseguros como prata coloidal). Os filtros de água normalmente são queimados em fornos para atingir a temperatura correta para funcionar corretamente. Esse linktem mais sobre filtragem de cerâmica porosa para água potável.
http://www.potterswithoutborders.com
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